http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

terça-feira, 19 de julho de 2016

18 mil pessoas participaram da abertura dos festejos a padroeira de Santana do Cariri,Nossa Senhora Sant’ana

Uma apoteose de fé e religiosidade popular, marcou o início da festa deNossa Senhora Santana no município de Santana do Cariri, onde aproximadamente 18 mil pessoas, participaram da condução do pau da bandeira de Senhora Santana, um jatobá medindo 23 metros de cumprimento, que saiu do bairro de inhumas sobre os ombros dos devotos até o patamar da igreja matriz, num percurso de 2 kms.

Durante, o percurso jovens formaram blocos que acompanhavam o pau da bandeira, mostrando toda a sua irreverência e mantendo a tradição cultural, além de inúmeras pessoas que ficavam sobre as calçadas nas ruas por onde o cortejo passava, disputando espaço a fim de ver a passagem do pau da bandeira.

As novenas em louvor a Senhora Sant'Ana devem prosseguir até o dia 26 de julho e tem como tema: "Com Senhora Sant'Ana, rumo ao centenário paroquial, celebremos as misericórdias do Senhor."

De acordo com Danilo Sobreira, membro da comissão organizadora, "o tema proposto ressalta em primeiro lugar o testemunho de fé de nossa padroeira, Santa Ana, que foi partícipe do projeto salvífico, dando à luz a Maria, Mãe de Jesus. Além disso esse tema ressalta o ano jubilar, em preparação ao centenário da nossa paróquia e o Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco."

Nos dias que se seguem, uma sequência de atividades serão realizadas diariamente até o dia 25 de julho. Às 05:00 horas da manhã acontece a alvorada. Às 11:00 horas Missa na Igreja Matriz. Ao meio-dia, salva e caminhada com a imagem de Santa Ana para as ruas da cidade. Às 18:00 horas acolhida das comunidades. Às 19:00 horas, novena, pregação e benção do Santíssimo Sacramento.

Além das atividades religiosas, a Paróquia realiza no Salão Paroquial todas as noites após a novena, bingos, quermesse e atrações musicais. Ao longo do dia é realizado um bazar de novos e usados. Os  recursos arrecadados são investidos na manutenção das atividades pastorais ao longo do ano, bem como em reformas e outras necessidades.

O encerramento da Festa se dará no dia 26 de Julho, Solenidade de Santa Ana e São Joaquim. Logo pela manhã, às 9:00 horas será celebrada a Missa Solene e em seguida Batizados. Ao meio-dia os fieis realizarão, como de costume, uma grande salva de fogos. À tarde, às 16:00 horas acontecerá a celebração de encerramento e em seguida a Procissão pelas ruas da cidade, com a imagem de Santa Ana e dos padroeiros das comunidades.

Para o agricultor Pedro Pereira, a festa é o momento em que as famílias se reúnem para se confraternizar e fortalecer a fé. "Nunca me ausento do município nessa época. Meus filhos moram em São Paulo, mas todo ano eles vêm participar, louvar e agradecer a Sant'Ana", disse ele.

O Padre Paulo Lemos Pereira, que está à frente da paróquia, convida os fiéis e visitantes a participarem dos festejos: "Em clima de renovação espiritual, mantemos viva essa devoção a Avó de Cristo pedindo a sua proteção, nesta terra abençoada de Santana do Cariri. Queremos fazer memória da caminhada de Igreja ao longo desses quase cem anos, pedindo perdão pelos erros, exaltando os frutos da caminhada e reavivando em nós o ardor missionário, a fim de que sejamos uma Igreja sempre mais servidora e misericordiosa. Todos são convidados a tomar parte desse momento de fé e alegria cristã. Filhos ausentes, visitantes e o povo de Santana do Cariri unidos para louvar Santa Ana, a caminho do centenário paroquial e dando graças pelas misericórdias do Senhor em nossa existência", finalizou.

Fotos: Junior Sulterio        
Reportagem enviada pelo Jornalista: Amaury Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário