http://picasion.com/

Sua propaganda aqui

Sua propaganda aqui

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Jaguaretama apresentam grande índice de infestação do mosquito da dengue

Canindé. Este município, localizado na região central do estado, lidera uma lista de 26 cidades que apresentaram alto índice de infestação pelo mosquito da dengue. A informação compõe o primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação para Aedes aegypti (LIRAa) do ano, feito pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
Os quatro primeiros municípios que lideram o índice de infestação são Canindé, Quixeramobim, Caridade e Boa Viagem, ambos do Sertão Central. Aracati e Jaguaribara, estão empatados apresentando o mais baixo índice de infestação.
indice de infestação
(Tabela: Reprodução/Sesa)
No total, dos 82 municípios pesquisados, 26 (33,77%) estão na classe de alto risco de transmissão de dengue, zika e febre chikungunya, 33 (42,86%) estão em situação de média infestação e os 23 (29,87%) restantes, na classe de baixo índice de infestação predial (IPP), segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A faixa de risco dos municípios para a ocorrência de doenças é dada pelo Índice de Infestação Predial (IIP), relação entre o número de imóveis com infestação do mosquito e o total de imóveis pesquisados. O índice é satisfatório quando fica abaixo de 1%, mostra situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9% e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.
Pontos de infestação - O levantamento também mapeou os locais onde mais são encontrados focos de infestação do Aedes. Depósitos ao nível do solo para o armazenamento doméstico de água para consumo humano, como tonel, tambor, barril, tina, depósitos de barro (filtros, moringas, potes), cisternas, caixa-d’água e captação de água em poço/cacimba/cisterna, são os principais. Caixa d’água vem em segundo lugar, e depósitos fixos, como tanques, calhas e lajes, vem em terceiro. Depósito naturais, como jarros de plantas, e pneus e outros materiais rodantes, foram, segundo o LIRAa, os que menos apresentaram focos de infestação.

Mapeamento - O LIRAa é o método amostral cujos resultados permitem aos gestores direcionarem com mais precisão as medidas de prevenção e combate do mosquito e o controle das doenças por ele transmitidas.

Com informações da Sesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário